CLIQUE E CONHEÇA A ATUAÇÃO DO VEREADOR MAGNO LIMA, "O TRABALHO QUE VOCÊ VÊ"

segunda-feira, 16 de julho de 2012

PRODUÇÃO DE JUÇARA VIRA OPORTUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO EM ARARI-MA


Cultura da variedade BRS-Pará vem trazendo bons resultados. Projeto de plantio de mudas precoces foi estudado por 22 anos.
A introdução da cultura de mudas precoces de juçara na microregião da baixada maranhense criou uma nova alternativa de produção rural. A cadeia produtiva da espécie pode proporcionar o desenvolvimento socio econômico regional.

Há dois anos, uma fazenda na cidade Arari, localizada na baixada maranhense, apostou no cultivo de mudas e, hoje, produz mudas precoces de juçara para todo o estado.

São mais de 18 mil pés em uma área de 40 hectares, todas de juçara precoce da variedade BRS-Pará, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Belém. A variedade é resultado de 22 anos de pesquisas e muitos experimentos.

Até pouco tempo, a fazenda hoje utilizada para plantar açaí era utilizada para a criação de gado e cavalos. "No início nós plantamos 20 hectares, mas o motor que tinhamos na fazenda não tinha a capacidade de irrigar toda essa área, então irrigamos apenas 5 hectares, que hoje já estão rendendo produções. Depois deste resultado, foi feito um projeto de produção e pudemos plantar e irrigar todos os 40 hectares", contou seu Bartolomeu, admnistrador da propriedade.

Ao contrário da juçareira nativa, que se desenvolve melhor em áreas de varzeas, a variedade BRS-Pará cresce terra firme, um meio termo entre o ambiente úmido e o seco. Para garantir um melhor desenvolvimento os produtores precisaram investir em um bom sistema de irrigação eficiente. No local, foi feita uma barragem para represar a água durante o período chuvoso, possibilitando, assim, a irrigação no período de estiagem.

Sendo uma variedade precoce, as primeiras unidades da juçara BRS-Pará, em Arari, começaram a produzir em 2011, após, somente, 2 anos e meio do início do plantio. Foram colhidas 3 toneladas em 5 hectares, quantidade ainda pequena para a capacidade de produção da variedade, mas após constantes ajustes no projeto de plantio,a estimativa deste ano é de que sejam colhidas 5 toneladas por hectare. Já a médio prazo, as expectativas são ainda melhores: em 2013 se espera que a variedade possa ser colhida durante todo o ano. Já de olho no mercado, a fazenda comercializou, nos últimos 6 meses,mais de 40 mil mudas.

A colheita da variedade de juçara cultuvada em Arari deve começar em junho e a expectativa é de que este projeto sirva de estímulo para outros produtores da região de Arari.
Fonte:G1/Ma


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leia a Biblia
"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto ".Isaias 55:6
"Felicidade é a harmonia entre pensar, falar e agir. Meu Senhor… Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos débeis.” Mahatma Gandhi

POSTAGENS MAIS VISITADAS: