CLIQUE E CONHEÇA A ATUAÇÃO DO VEREADOR MAGNO LIMA, "O TRABALHO QUE VOCÊ VÊ"

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CAFÉ DA MANHÃ DE MARANHENSES E AMIGOS EM BRASÍLIA-DF


Todo segundo domingo de cada mês um grupo de maranhenses, em sua grande maioria provenientes da cidade de Riachão, no interior do Maranhão, se reúnem em Brasília onde moram, para tomarem juntos o café da manhã. A idéia nasceu a partir do isolamento natural que a cidade grande proporciona, nesse sentido o desafio é reencontrar familiares e amigos, e saborear um delicioso café da manhã.                         
Funciona de forma simples pois o café é realizado na casa de um dos componentes do grupo, que oferece a sua casa para a realização do evento.   
Cada participante leva algum tipo de alimento à sua livre escolha para compor a mesa do café, que geralmente quando pronta, apresenta variedades tais como: Paçoca de carne seca com farinha de púba, cuscuz com azeite de coco, bolo mangulão, canjica, doces,
sucos de cupuaçu, bacuri, buriti, murici, açaí e outras guloseimas diversas.                                                            

Antes do café ser servido os participantes fazem uma oração agradecendo a Deus pelo alimento, depois cantam parabéns para os aniversariantes do mês, passam informações diversas e escolhem onde será realizado o próximo evento.                                         
Após isso o café é liberado e todos podem comer o alimento de acordo com sua preferência e bater um bom papo, trocar idéias, saber notícias de familiares e amigos que ficaram no Maranhão, além de rever aqueles que estão de passagem visitando algum parente em Brasília. Já houve casos de encontro de amigos que não se viam desde a infância, chega a ser emocionante mesmo.
O grupo é muito diversificado, tem funcionários públicos, professores, enfermeiros, militares, donas de casa, estudantes, quem em comum parentes ou amigos na região de Riachão. Quando alguém no grupo, parente ou amigo está em dificuldade os demais se unem e de alguma forma procuram ajudar, seja financeiramente, seja arrumando um tratamento, emprego, oferecendo solidariedade.
Não há um líder mas com certeza o professor universitário aposentado Antônio Vasconcelos Mendonça é um dos components mais antigos e que tem lutado incansavelmente para que o grupo não desanime e cada vez se fortaleça mais.

 Não é um grupo com ideologias políticas, mas é composto por pessoas esclarecidas e que estão atentas ao que acontece em nossa região e a opinião geral que é preciso renovação na administração daquele município, pois o sistema de revezamento dos administradores praticado nos últimos anos, não tem trazido melhorias para essa população tão trabalhadora, porém esquecida pelo poder público.
     
Firmino Pereira
Brasilia - DF

3 comentários:

  1. ISSO AIH GALERA, CONTINUEM ASSIM, FIRMEZA TOTAL!!

    ResponderExcluir
  2. parabens pelos participantes do grupo e q continuem reunindo e ajudando uns aos outros....

    ResponderExcluir
  3. O grupo continua firme se reunindo, a proxima reunião será no dia 16/09/2012 em Anápolis Go.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leia a Biblia
"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto ".Isaias 55:6
"Felicidade é a harmonia entre pensar, falar e agir. Meu Senhor… Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos débeis.” Mahatma Gandhi

POSTAGENS MAIS VISITADAS: