CLIQUE E CONHEÇA A ATUAÇÃO DO VEREADOR MAGNO LIMA, "O TRABALHO QUE VOCÊ VÊ"

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MAIS DE 40 CIDADES DO MA JÁ DECIDIRAM TER MAIS VEREADORES

As câmaras municipais de 41 cidades maranhenses – 19% das 217 existentes – já decidiram que terão, a partir das eleições de 2012, aumento no número de vereadores, em decorrência dos resultados do Censo de 2010 e da aplicação da Emenda Constitucional n° 58, que estabeleceu o número de edis por habitantes. O cálculo é da Confederação Nacional de Municípios, que divulgou um levantamento nacional na segunda-feira (3).

Câmara de São Luís passará a ter 31 vereadores

Outras 82 cidades do estado também estão aptas, segundo a Emenda 58, a ter mais vereadores, mas ainda não formalizaram a decisão. Até agora, o Maranhão é o 7º estado do país com maior aumento, já formalizado, de edis após o pleito de 2012. São Paulo (145 vereadores a mais), Minas Gerais (124), Bahia (93), Ceará (89), Rio Grande do Sul (61) e Pernambuco (59) ocupam os seis primeiros postos.

São Luís e São José de Ribamar são os municípios do Maranhão que ganharão mais vagas: 10 a mais no próximo pleito. A capital maranhense tem hoje 21 vereadores e passará a ter 31. Ribamar subirá de 11 para 21 vereadores, igualando-se a Imperatriz, que continuará com 13.

Caso todos os 123 municípios maranhenses que subiram de faixa populacional no Censo 2010 decidam aumentar a quantidade de vereadores, 400 vagas a mais de representantes dos legislativos municipais serão ocupadas no estado.

Das 123 cidades do Maranhão que podem aumentar o número de vereadores, 71 terão mais dois edis em cada Casa Legislativa, saindo de 9 para 11 parlamentares. Estão nessa situação, por exemplo, Arari, Dom Pedro, Magalhães de Almeida, Riachão, São Luís Gonzaga, Urbano Santos, Fortuna e São João Batista.

Outros 30 municípios terão quatro vereadores a mais a partir das eleições de 2012. É o caso de Colinas, Estreito, Bom Jardim, Lago da Pedra, Pindaré e Penalva, que têm hoje 9 vereadores e terão 13 a partir da próxima legislatura.

Barreirinhas, Buriticupu, Chapadinha, Coroatá, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Santa Inês e Santa Luzia terão cinco vagas a mais nas suas Câmaras. Outras cidades, como Zé Doca e Paço do Lumiar, terão seis parlamentares a mais, sendo que em Zé Doca há hoje 9 vereadores e na próxima legislatura serão 15. Paço do Lumiar tem 11 e passará a ter 17.

Dos 1.857 municípios do país pesquisados pela CNM, mais da metade (930) já aprovou a criação de 3.158 cadeiras. Outras 571 câmaras também pretendem alterar o número de vereadores.

O município de Conchal, em São Paulo, foi o único a reduzir as vagas – de 13 para 11. A pesquisa da CNM foi feita de 21 a 28 de setembro.



Fonte:JP/CNM
(Grifo de Eliane Lima). Pra ficar esta palhaçada de compra e venda de favores no parlamento municipal de Riachão  melhor mesmo é reduzir o  número de parlamentares em vez de aumentar, convido a população de Riachão a notificar que a maioria deles estão todos os dias na prefeitura babando o prefeito em vez de estarem nas comunidades, conhecendo os problemas sociais e  dando assistência ao povo que lhes elegeram, só aparecem de quatro em quatro anos quando em épocas de eleições. 
  
Para que então aumentar o número de parlamentares se os que tem sequer brigam por melhorias no município?. A primeira coisa que se preocupam é em aumentar o seu patrimônio, abraçando todas e quaisquer ofertas oferecida pelo executivo afim de ter maioria na câmara para então executar o seu plano2 e a população fica chupando o dedo, no final da contas ainda tem que escutar que nós riachoenses choramos de barrigas cheias.

Se o interesse de ser a maioria na câmara é para aprovar bons projetos porque então os parlamentares que desejam participar de uma administração séria, não vão de forma voluntária? Tem que se subordinar as propinas em troca de voto em projetos? Que cidade é esta? Pessoal vamos acordar e mandar essas corjas lá pra casa do chapéu. Acorda Riachão! Diga: "AGORA BASTA!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leia a Biblia
"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto ".Isaias 55:6
"Felicidade é a harmonia entre pensar, falar e agir. Meu Senhor… Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos débeis.” Mahatma Gandhi

POSTAGENS MAIS VISITADAS: