CLIQUE E CONHEÇA A ATUAÇÃO DO VEREADOR MAGNO LIMA, "O TRABALHO QUE VOCÊ VÊ"

terça-feira, 11 de outubro de 2011

ÓRGÃOS DE CONTROLE, PF, MPF E POVO NA RUA ACUAM OS CORRUPTOS

GUERRA AOS SAQUEADORES
Manifestações sinalizam que órgãos controladores e investigativos não estão sós no combate à roubalheira de dinheiro público

Decreto presidencial e decisão normativa do Tribunal de Contas do Maranhão também ajudam a 'fechar o cerco' à corrupção

Este 2011 ainda não acabou, mas já se pode dizer que está sendo o ano em que a sociedade civil organizada brasileira decidiu reagir contra a corrupção e a impunidade que campeiam em vários setores da vida pública do país – particularmente no mundo político. O povo definitivamente foi às ruas, 'acuando' os corruptos e sinalizando que instituições como a Controladoria Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) não estão sós no combate à roubalheira de dinheiro público.

Diferentemente das ocasiões em que grandes escândalos, como os 'mensalões' do governo Lula e do DEM do Distrito Federal, não provocaram reação à altura dos cidadãos, agora parece que brasileiros inconformados estão dispostos a sair às ruas para mostrar sua insatisfação em relação aos corruptos.

A sociedade indignada já se fez presente em várias ocasiões.
Coro anti-Sarney – Num coro em baixo calão, mais de 100 mil jovens também gritaram sua revolta em dois shows do Rock in Rio (Capital Inicial, em 24 de setembro, e Detonautas, no último dia 2), 'homenageando' o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Grande marcha – No Maranhão, na última sexta-feira, perto de 3.500 pessoas tomaram as ruas de São Luís na '3ª Marcha do povo contra a corrupção e pela vida', organizada pelos fóruns e redes de cidadania do estado e pela Cáritas Brasileira. Tamanha multidão num ato político não se via em São Luís desde as manifestações das 'Diretas já!', em meados da década de 80.

A caminhada terminou com uma audiência pública, na qual foram revelados casos de desvios de recursos públicos, apurados por auditorias populares, em 10 municípios maranhenses: Anajatuba, Belágua, Jatobá, Lago dos Rodrigues, Monção, Presidente Vargas, Santa Luzia, São Benedito do Rio Preto, São João do Caru e Vargem Grande. Um dossiê com o detalhamento dos casos será entregue ao MPF, à PF e à CGU.

Novidade interessante no combate à corrupção, as auditorias populares somam-se aos órgãos controladores oficiais nas ações contra os saqueadores dos cofres públicos.

Também dão subsídio importante ao trabalho da Polícia Federal de combate aos gestores municipais que desviam recursos da União.
Fonte:JP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leia a Biblia
"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto ".Isaias 55:6
"Felicidade é a harmonia entre pensar, falar e agir. Meu Senhor… Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos débeis.” Mahatma Gandhi

POSTAGENS MAIS VISITADAS: