CLIQUE E CONHEÇA A ATUAÇÃO DO VEREADOR MAGNO LIMA, "O TRABALHO QUE VOCÊ VÊ"

terça-feira, 3 de abril de 2012

RIACHÃO: TRATAMENTO A IDOSA É GARANTIDO PELA JUSTIÇA A PARTIR DE AÇÃO DO MP-MA


A promotoria de Justiça de Riachão conseguiu decisão Liminar da Justiça que obriga o Município a fornecer os cuidados necessários a uma idosa que vive em situação de abandono. A senhora, de 67 anos, vive sozinha, sem alimentação adequada ou cuidados médicos básicos, em uma casa de difícil acesso. A ação é assinada pela promotora de Justiça Patrícia Fernandes Gomes Costa Ferreira.

A situação de abandono e maus tratos chegou ao conhecimento da Promotoria de Justiça de Riachão, que solicitou a instauração de inquérito policial para apurar o caso e pediu o acompanhamento do Conselho Municipal do Idoso. A partir do inquérito, o Ministério Público ofereceu denúncia contra o irmão da idosa, Tito Silva Nogueira.

Descobriu-se que a idosa sofreria de problemas mentais (esquizofrenia paranóide), motivo pelo qual foi interditada, tendo como curador o seu irmão, Tito Nogueira. Além de não dar o atendimento necessário à irmã, o curador estaria se apropriando indevidamente dos proventos da idosa. Fez-se, ainda, uma busca por outros parentes da idosa, mas nenhum foi localizado.

Na decisão, assinada pelo juiz Alessandro Arrais Pereira, o Município de Riachão deverá submeter a idosa a consulta com médico psiquiatra que deverá atestar se a idosa é portadora de doença mental e, em caso positivo, se ela necessita de assistência médica permanente ou de enfermagem intensiva.

O médico também deverá definir se há compatibilidade da doença com internação em asilo. Caso o profissional entenda que há essa necessidade, a internação deverá ser custeada pelo Município, bem como os exames e medicamentos que sejam necessários. Caberá ao Poder Público Municipal, também, garantir a permanência de acompanhantes junto à idosa, custeando as despesas de transporte, alimentação e hospedagem, visto que o município não dispõe de nenhum abrigo para idosos. As medidas deverão ser providenciadas pelo Município de Riachão no prazo de 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

A Justiça de Riachão também determinou a expedição de Mandado de Busca e Apreensão contra Tito Silva Nogueira para que sejam retomados os pertences e documentos pessoais da idosa, inclusive o seu cartão previdenciário, que encontra-se em poder de seu irmão e curador.

Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)

Um comentário:

  1. vejo que o ministério público tem trabalhado aí em riachão.fico contente pois só assim esse povo tão sofrido teem seu direitos garantidos, já que o ESTADO não cumpre seu papel.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leia a Biblia
"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto ".Isaias 55:6
"Felicidade é a harmonia entre pensar, falar e agir. Meu Senhor… Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos débeis.” Mahatma Gandhi

POSTAGENS MAIS VISITADAS: