CLIQUE E CONHEÇA A ATUAÇÃO DO VEREADOR MAGNO LIMA, "O TRABALHO QUE VOCÊ VÊ"

sexta-feira, 30 de março de 2012

HOSPITAIS TERÃO QUE ADOTAR PROGRAMA DE QUALIDADE EM MOMOGRAFIA


O Vereador Magno Lima, tem requerimento engavetado, que requer um aparelho de mamografia para o Hospital Municipal de Riachão

Hospitais e clínicas públicas e particulares que fazem exames de mamografia no país terão de adotar o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia, criado pelo Ministério da Saúde por meio de portaria publicada nesta terça-feira (27) no "Diário Oficial" da União. O programa já está em vigor. Além de garantir a qualidade, outro objetivo do programa é minimizar os riscos associados ao uso do raio X. De acordo com a nova norma, serão avaliadas as imagens da mamografia, o laudo médico, a capacitação dos profissionais de saúde e a taxa de detecção de câncer de mama pelo exame. O monitoramento anual será feito por comitê formado por representantes do ministério, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), do Inca (Instituto Nacional de Câncer) e de sociedades médicas. 

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) também integra o grupo e deverá baixar norma obrigando os planos de saúde a contratar somente prestadores de acordo com o programa. A mamografia é o exame fundamental para diagnóstico de câncer de mama, o mais comum entre as brasileiras. Se identificado em estágio inicial, as chances de cura são de 95%. No Brasil, a taxa de mortalidade é considerada alta, porque a doença é identificada em fase avançada, segundo o Inca. O instituto estima 52.680 novos casos este ano. A mamografia deve ser feita a cada dois anos por mulheres com mais de 50 anos de idade. A Lei da Mamografia (Lei 11.664 29/04/2008), que entrou em vigor em  29 de abril de 2009, dá direito à mulher, a partir dos 40 anos de idade, a fazer o exame gratuitamente, segundo recomendação médica. 

O vereador Magno Lima já apresentou requerimento na Câmara Municipal de Riachão mencionado na tribuna, solicitando a aquisição de uma aparelho de mamografia para o Hospital Municipal, a idéia encontra-se na gaveta arquivo do então presidente da Câmara desde 2010 data em que foi apresentado verbalmente, o mesmo nunca foi colocado em pauta para discussão.

As mulheres ficam a mercê e sem as possibilidades de se prevenir contra o câncer de mama, muitas delas tem que procurar outras cidades para ter acesso ao exame, outras não fazem devido não terem condições de pagarem o exame, e assim correm o risco de serem vítimas de uma doença que poderia ser evitada.

Certamente  o presidente  da Câmara tem dinheiro suficiente para pagar exames para sua senhora, que é secretária da saúde do município e por isso não se preocupa com as demais mulheres riachoenses, um descaso para com a nossas conterrâneas, guerreiras e defensoras de seus lares.

A Lei da Mamografia Nº 11.664 que garante a gratuidade do exame as mulheres desde 2009 data em que entrou em vigor está longe de ser um compromisso da Secretaria de Saúde de Riachão, as mulheres são penalizadas pela falta de compromisso do governo. O requerimento de autoria do Vereador Magno Lima mais uma vez tem sido alvo de  boicote no legislativo de Riachão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Leia a Biblia
"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto ".Isaias 55:6
"Felicidade é a harmonia entre pensar, falar e agir. Meu Senhor… Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos débeis.” Mahatma Gandhi

POSTAGENS MAIS VISITADAS: