CLIQUE E CONHEÇA A ATUAÇÃO DO VEREADOR MAGNO LIMA, "O TRABALHO QUE VOCÊ VÊ"

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

11ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS DO MARANHÃO

Nos dias 10 e 11 de Setembro foi realizado em Piquiá, município de Açailândia, a 11ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão
 O evento teve como tema: “Terra,  Água, Direitos: Resistir, Defender e Construir”  e como lema: “É tempo de destruir os sistemas que destroem a terra!” (cf. Ap 11,18c). A Romaria é promovida pela CNBB Regional 5 (Conferência dos Bispos do Maranhão) e organizada pela diocese de Imperatriz. Milhares de pessoas do estado inteiro  participaram desta  noite de celebração, denúncia e caminhada, Riachão também estava presente.
Na grande noite da romaria cada diocese apresentaram os conflitos sócio ambientais de sua região, dando voz às comunidades atingidas e reivindicando o direito à terra e a uma gestão plural e participada das águas. Também houve espaço para apresentações culturais, testemunhas de esperança e resistência dos povos e comunidades tradicionais, e muita musica com vários cantores da terra.
No local da Romaria tinha várias barracas de comida, artesanato e venda de camisetas do evento. 
Depois das 16.00 hs do sábado ônibus sairam a cada hora da Rodoviária de Açailândia e da praça da Vila Ildemar (a partir das 16h) e voltarão na manhã de domingo ao preço especial de R$1,50.
 
A 11ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão foi um momento de reflexão e de alegria, para o povo expressar sua fé, seus sofrimentos, sua resistência, sua ternura, demonstrando sua capacidade de partilhar a vida, a terra, a água, os sonhos e as conquistas, sem deixar de lado o desejo de luta por mudança, a busca constante por uma sociedade melhor em que a vida seja respeitada.

Piquiá foi escolhida pelos bispos e a igreja do Maranhão porque Programa Grande Carajás, bem como todos os grandes projetos de desenvolvimento, traz lucro para poucos e impactos para todos. “O lucro é privado, os impactos públicos”.
Está na hora de buscar alternativas aos chavões do ‘desenvolvimento’: o que queremos não é isso, mas sim felicidade e bem-viver, que se medem com outros parâmetros!
Como sabemos a plantação de eucalipto está tomando grande parte de nossa vegetação, para que isso? Só para lucrar. O homem não se contenta com o que tem cada vem mas busca fontes para sastisfazer seu desejo de ter, e não se preocupa com  o meio em que vive. Há hora é agora pois se esperarmos para depois, podemos não encontra solução. O meio Ambiente está clamando, porque a cada dia que passa ele está se enfraquecendo. 
Maykon Lima 
Coord. JAP - Riachão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leia a Biblia
"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto ".Isaias 55:6
"Felicidade é a harmonia entre pensar, falar e agir. Meu Senhor… Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos débeis.” Mahatma Gandhi

POSTAGENS MAIS VISITADAS: