CLIQUE E CONHEÇA A ATUAÇÃO DO VEREADOR MAGNO LIMA, "O TRABALHO QUE VOCÊ VÊ"

terça-feira, 19 de junho de 2012

PRESENÇA DE GÁS NATURAL JÁ PROVOCOU MORTE NO INTERIOR DO MARANHÃO


A Secretaria de Minas e Energia do Maranhão investiga a presença de gás natural em São Benedito do Rio Preto (a 249 quilômetros de São Luís, leste do estado). Na zona rural, alguns moradores passaram mal por causa do forte cheiro de gás e um homem já teria morrido asfixiado enquanto limpava um poço da região, como mostrou reportagem do programa Bom Dia Mirante de ontem (18).

Uma das riquezas naturais do município é o Rio Preto, que banha a cidade. São Benedito do Rio Preto tem pouco mais de 18 mil habitantes e há suspeitas de que o lugar guarda um tesouro. A possibilidade de haver gás natural na região chamou a atenção da Secretaria Estadual de Minas e Energia.

"Aqui é uma área propícia a ter bastante gás. Entramos em contato com a OGX quando soubemos do fato e eles demonstraram interesse e não demoraram nem três dias para comparecer ao município. Neste povoado, na zona rural de São Benedito, há sim indícios da existência do gás", comentou Pedro Fernando, assessor da Secretaria Estadual de Minas e Energia.

Em frente a uma casa da zona rural, um odor forte, semelhante ao do gás de cozinha, exala durante segundos, dependendo do horário. O mecânico Luís Alves, dono do terreno, está preocupado com o odor. "Eu não sei que gás é esse. Eu tô preocupado por causa dessa escola, por causa das crianças, que de repente podem vir por aqui e esse cheiro tá muito forte, e pode prejudicar uma das crianças", avisou.

Um técnico da OGX – uma das empresas do megamilionário Eike Batista – recomendou que Luís fizesse a coleta para análise, que será realizada em São Luís. "Como o odor não é constante, os técnicos, no momento da coleta, não detectaram nada, mas deixaram a cargo dos proprietários uma coleta do material para que seja encaminhado para análise", explicou o técnico.

No povoado Santo Antônio, um morador tentou limpar um poço. Ele teve que ser retirado às pressas porque sentiu falta de ar. No povoado Campo de Lírio, há quatro anos, outro homem morreu asfixiado quando tentava limpar um poço, que foi desativado depois da tragédia. Quatro poços foram cavados no lugar, mas tiveram que ser entupidos com entulho. Em três deles, os trabalhadores não conseguiram terminar o serviço porque passaram mal por conta do gás.

Uma grande reserva de gás natural foi descoberta pelas empresas de Eike Batista em agosto de 2011, em Capinzal do Norte (também no leste do estado). 

(G1/MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leia a Biblia
"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto ".Isaias 55:6
"Felicidade é a harmonia entre pensar, falar e agir. Meu Senhor… Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos débeis.” Mahatma Gandhi

POSTAGENS MAIS VISITADAS: