CLIQUE E CONHEÇA A ATUAÇÃO DO VEREADOR MAGNO LIMA, "O TRABALHO QUE VOCÊ VÊ"

segunda-feira, 4 de junho de 2012

PARA EVITAR POLUIÇÃO, BALSAS RECOLHE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS

Cidade recebe cerca de 55 mil toneladas de embalagens vazias por mês. Central de Balsas atende todo o sul do MA, oeste do PI e norte de TO.
O recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos para reciclagem ou incineração evita a poluição do solo e a intoxicação. Visando contribuir com a medida responsável, produtores rurais da cidade de Balsas, na região sul do estado, vêm realizando a devolução das embalagens vazias de defensivos agrícolas para centrais de recolhimento, servindo de exemplo para outros municípios maranhenses.

A Central de recebimento da região é a Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas de Balsas (Ariab), que recebe, por mês, cerca de 55 mil toneladas de embalagens vazias, vindas de toda a região sul do Maranhão, oeste do Piauí e parte do norte do Tocantins. O objetivo da devolução das embalagens é diminuir os riscos tanto para a saúde das pessoas, como para o meio ambiente.

No processo de recolhimento, as embalagens são prensadas, formando blocos já prontos para o transporte. Além dos galões de plástico, embalagens de papelão também passam pelo processo.

A iniciativa está especificada em legislação. Desde 2000, uma lei do Ministério da Agricultura ordena que 95% das embalagens de agrotóxicos recolhidas sejam recicladas e o restante seja incinerado. A partir da data da compra do produto, o produtor tem o prazo de um ano para devolver as embalagens.
G1.com

Um comentário:

  1. recolher as embalagens é um dever.Atitude mesmo seria esses produtores diminuir a quantidade absurda de agrotóxicos ozada para produzir alimentos, cerca 55mil tonelada de embalagens vazias, ja imaginaram na quantidade de litros espalhados no subsolo contaminando as águas...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leia a Biblia
"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto ".Isaias 55:6
"Felicidade é a harmonia entre pensar, falar e agir. Meu Senhor… Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos débeis.” Mahatma Gandhi

POSTAGENS MAIS VISITADAS: