CLIQUE E CONHEÇA A ATUAÇÃO DO VEREADOR MAGNO LIMA, "O TRABALHO QUE VOCÊ VÊ"

domingo, 6 de maio de 2012

ENTENDA COMO O SERTÃO VIROU LAVOURA


Áreas antes consideradas inóspitas, hoje produzem soja e milho com alta tecnologia e produtividade e alavancam a economia.

por Hanny Guimarães | Fotos Jonathan Campos
Editora Globo“Após  percorrer mais de  9.000 quilômetros pelas  lavouras do centro-oeste e sul do Brasil, a  repórter Viviane Taguchi passou o bastão da Expedição Safra 2012, promovida  pela Gazeta do Povo, para mim. O próximo  destino  é  a nova fronteira agrícola do país, a região conhecida por Matopiba  (engloba os Estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Editora Globo
Mais sete dias de viagem e 4.000 quilômetros de estrada – nem sempre em condições trafegáveis. Em Tocantins, a expansão do cultivo de grãos e as possibilidades de milho safrinha estão animando os produtores. De lá, seguimos para Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, cidade de 50 mil habitantes que cresce impulsionada pela agricultura. No Estado, ainda passamos por Barreiras, partindo para Bom Jesus e Uruçuí, no Piauí. Por fim, chegamos a Balsas, no Maranhão, onde o cultivo de soja e milho está mais consolidado e a expansão de área chega a 10% nesta safra, de acordo com dados levantados pela expedição. 

O desenvolvimento de tecnologias específicas para a região está melhorando os índices de produtividade. Sementes mais resistentes à seca e às doenças só não afastaram as abelhas-jataí que nos infernizaram em um “dia de campo”. Dizem que o aparecimento delas significa chuva, e fiquei torcendo para que a água chegasse logo. 

Se no sul do Brasil a seca foi implacável e motivo de quebra, no Matopiba a chuva chegou e está animando as expectativas de safra recorde na região. Relatos isolados de perdas devido à seca em determinadas áreas não puxam as estimativas para baixo. Os produtores esperam colher neste ano entre 60 e 70 sacas por hectare, número que supera as 50 sacas de 2011. As áreas possíveis de expansão, o clima e as novas tecnologias estão beneficiando as boas safras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leia a Biblia
"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto ".Isaias 55:6
"Felicidade é a harmonia entre pensar, falar e agir. Meu Senhor… Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos débeis.” Mahatma Gandhi

POSTAGENS MAIS VISITADAS: