CLIQUE E CONHEÇA A ATUAÇÃO DO VEREADOR MAGNO LIMA, "O TRABALHO QUE VOCÊ VÊ"

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

PROJETO VIVENDO A DIVERSIDADE: CULTURA AFRO-BRASILEIRA

A diversidade cultural engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas, como a linguagem, danças, vestimenta, tradições e heranças fisicas e biologicas, bem como a forma como as sociedades organizam-se conforme a sua concepção de moral e de religião, a forma como eles interagem com o ambiente etc. O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período. Visando resgatar esta cultura em nossas comunidades foi  realizado na cidade de Riachão, no CENTRO DE ENSINO LUSO ROCHA, o Projeto Vivendo a Diversidade; Cultura Afro-Brasileira em que se torna obrigatório o ensino da História da África e dos afro-brasileiros nas Escolas em conformidade com a Lei n 10.639/03. O projeto foi  realizado nos dias 03 e 04 de Dezembro de 2010, com apresentação da Feira de Exposição , depois ocorreu a Marcha Vivendo a Diversidade pelas Ruas da cidade, logo a noite  a apresentação da  Noite Cultural  no Centro Esportivo.
       Este Projeto busca promover a releitura da história  do Mundo Africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial. A Feira Cultural aconteceu na Sexta-Feira dia 03 com apresentações de várias barracas entre elas a senzalas, culinária,  plantas medicinais, animais da África, biografia de Zumbi dos Palmares , diversidade de ritmos africanos, artes e pintura corporais, religião, rádio, roda de capoeira e outros.
       O Vereador Magno Lima participou das apresentações deste projeto pedagógico, elogiando todo o trabalho com grande esforço da Direção da Escola, dos Professores, dos Alunos, da Comunidade e os que contribuíram de forma direta e indiretamente, despertando nos Alunos e Comunidade um Tema que para muitos é desconhecido ou desprezado pela Educação Brasileira que é a Cultura Africana e afro-brasileira e que visa proporcionar condições aos alunos e Professores de novos saberes sobre a cultura afro-brasileira, os diferentes tipos de religião, os seus costumes, as artes e pinturas, a culinária, literatura, a linguagem, etc. discutir e conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da sociedade como expressões culturais, artísticas, políticas, religiosas, musicais.
 Silvana Bringel e Magno Lima
        Ao longo das apresentações Magno Lima  entrevistou a Diretora da Escola  a Educadora Silvana Bringel sobre o projeto pedagógico com seus Alunos. Veja a Seguir.
ML-  Diretora qual o Tema do projeto que está sendo apresentado neste C E Luso Rocha?

 S.Bringel-  Vereador, o Tema que está sendo apresentado aqui é o Projeto Vivendo a Diversidade: Cultura afro-brasileira, que está inserida no planejamento pedagógico da Escola que se trata  a cultura africana e afro-brasileira na condição de decisões para construção da sociedade e proporcionando alternativas aos alunos,  professores e a população de despertar novos conhecimentos sobre a cultura afro-brasileira.
         ML-    Educadora qual e a programação destes trabalhos?
         S.Bringel- Começamos hoje com a Feira de Exposição ao longo do dia na Escola, amanhã no sábado temos a Marcha Vivendo a Diversidade na parte da manhã percorrendo as Ruas de Riachão e a noite teremos a Noite Cultural no Centro Esportivo em que iremos fazer várias apresentações da cultura afro-brasileiras.
        ML-    Qual o público alvo que este projeto  abrange?
        S.Bringel-      Este trabalho  é estendido as estudantes tanto da rede de  ensino Estadual como da rede  Municipal, aos pais, professores,aos que estudam e pesquisam a cultura afro-brasileira, enfim é estendida a todo o público em geral.
        ML-   Quais as ações e objetivos deste projeto pedagógico?
      S.Bringel-  É questionar os alunos sobre o que sabem, que idéias e opiniões, dúvidas sobre este Tema em debate, valorizando os seus próprios conhecimentos.
                  - Desenvolver as atividades com informações em livros, revistas jornais, filmes fotos e outros.
                - Construir com os alunos textos, teatros, murais, culinárias, vestimentas, instrumentos, rituais, danças e outras sobre a cultura afro-brasileira, para estimular a criatividade de cada aluno.
               -Promover uma nova visão da história  da cultura, dos costumes, da língua, religião, dança no nosso país.

       ML-   Qual a sua expectativa e avaliação deste trabalho envolvendo seus alunos no que se refere a este Tema que é pouco trabalhado ou até mesmo desconhecido na sociedade?
      S.Bringel- Esta sendo um a expectativa excelente, com a presença grande e maciça da população em geral, pela compreensão dos pais , dos professores, dos alunos e funcionários desta Escola que se dedicaram a este projeto com todo esforço e que estamos colhendo resultados satisfatório dos trabalhos. A minha avaliação é considerada satisfatória em todas as etapas destas atividades temática que está sendo apresentadas e que amanhã iremos apresentar a Noite Cultural finalizando os trabalhos no Centro Esportivo com várias apresentações, coroando todo trabalho desenvolvido para despertar para nossa sociedade e construir a consciência de igualdade para todos, na construção de uma sociedade fraterna e justa.
      ML-   Obrigado Diretora pela entrevista  e pelo os trabalhos desenvolvidos na Escola.
               A Comunidade Grupo- Lima tem a honra de participar e fazer a cobertura destes trabalhos que estão sendo desenvolvidos aos nossos jovens, na população, no despertar para uma sociedadeda mais justa, de um tema pouco abordado ou desprezado que é a Cultura afro-brasileira  e O CENTRO  DE ENSINO LUSO ROCHA está de parabéns pelo projeto  apresentado ao público em geral, pois só a Lei em si não basta, temos o Estatuto da Igualdade Racial, Dia Nacional  da Consciência negra, Zumbi dos Palmares é preciso que modifiquemos o ensino-aprendizagem para que possamos obter resultados eficazes e valorizar a nossa cultura, garantindo a cidadania e a igualdade racial, pois nós da COMUNIDADE GRUPO-LIMA entendemos que uma sociedade democrata e justa , inclui todos os setores da população, pois  não admitimos distorções, discriminações e diferenças nas denominações.

Confira as fotos do evento no slide e na página galeria.
by Magno Lima

PS: Passando por aqui deixe o seu comentário.

Um comentário:

  1. Ola pessoal, gostaria de parabenizar a Direção do CENTRO DE ENSINO LUSO ROCHA, bem como toda equipe composta por educadores,alunos,funcionários em geral que contribuiram para a realização deste evento onde dar a oportunidades para toda comunidade de Riachão conhecer as diversidades culturais Afro-brasileira enriquecendo nossos conhecimentos e valorizando a cultura Afro.
    Parabéns!...Parabéns! Um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leia a Biblia
"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto ".Isaias 55:6
"Felicidade é a harmonia entre pensar, falar e agir. Meu Senhor… Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos débeis.” Mahatma Gandhi

POSTAGENS MAIS VISITADAS: