Nasce no centro histórico de São Luís, no Maranhão, na esquina da Rua do Giz com a Rua Direita, o segundo Museu da Língua Portuguesa. Orçado em R$ 22 milhões, ele ocupará os 1.800 metros quadrados do antigo Liceu Maranhense - edifício que está sendo restaurado desde o fim do ano passado - e terá um conteúdo muito semelhante ao Museu da Língua Portuguesa de São Paulo.
"Não se trata de uma filial, mas de duas instituições irmãs", diz Ricardo Piquet, diretor da Fundação Vale, que idealizou e, agora, toca o projeto. "Vamos ter em São Luís espaços semelhantes aos de São Paulo, com a antropologia da língua, mas também queremos trazer o viés neurolinguístico do aprendizado". E o novo museu já tem curador.
Jarbas Mantovanini, que foi o coordenador de conteúdo do Museu da Língua Portuguesa e do Museu do Futebol, em São Paulo, acaba de assumir o posto à frente do museu maranhense. "Lá, haverá muitas experiências individuais e coletivas com estímulo à interatividade", adianta Mantovanini.
"Teremos exposições sobre a trajetória do idioma, tentando responder à pergunta mais ampla sobre como surgem as diferentes línguas e trataremos de abordar a trajetória artística de nossa língua. Assim como em São Paulo, buscamos, no Maranhão, a difusão e valorização dela".
Para a concepção museográfica do novo espaço, a Fundação Vale anuncia parceiras com a secretaria de Cultura de São Paulo, o Instituto Camões e a Fundação Calouste Gulbenkian, ambas de Lisboa e voltadas para a promoção do português no mundo.
"As obras de restauração do antigo liceu, cedido pelo governo do estado, começaram em 2011 e devem acabar no fim do ano", diz Piquet. "Aí começa a montagem do museu, que tem inauguração prevista para novembro de 2013".
O Museu da Língua Portuguesa - Maranhão é um dos projetos culturais em andamento para comemorar os 400 anos de São Luís, celebrados no próximo mês de setembro.
Fonte:Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário