Carreta da Saúde Novartis estará até dia 18 de maio em Campos Lindos-To
CARRETA
A Carreta da Saúde está percorrendo municípios priorizados nos estados do Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí, que são os mais endêmicos, atendendo as populações mais carentes, tanto com consultas e início do tratamento dos casos positivos, quanto com programas educacionais, para o esclarecimento das questões relacionadas a doença.
Com o intuito de potencializar os serviços de saúde, principalmente no combate a hanseníase, a Carreta da Saúde, chegou nesta segunda-feira(14), ao município de Campos Lindos, com antendimentos a população das 7h às 11h e das 14h às 18h, o caminhão ficará na Rua 1º de Janeiro esquina com a Rua Leonílio Soares Gil, em frente à Unidade Básica de Saúde e permanecerá até o dia 18 de maio.
A carreta irá fornecer os serviços de combate à hanseníase e também, palestras, controle de diabetes e hipertensão e exame preventivo ginecolígico.
A iniciativa, de responsabilidade da Novartis, é coordenada pelo MORHON - Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase e conta com o apoio da SESAU - Secretaria de Estado da Saúde (Gerência de Núcleo da Hanseníase) e Secretaria Municipal da Saúde de Campos Lindos.

Com 20 metros de comprimento, a Carreta da Saúde é um caminhão itinerante, projetada pela Truckvan, equipada com cinco consultórios e um laboratório para realização dos exames de diagnósticos. Há também ambientes climatizados com ar-condicionado, banheiro, palco com sistema de som, projetor multimídia com telão e elevador hidráulico, para acesso de cadeirantes e idosos. Seu gerador de energia próprio tem capacidade para atender cerca de 15 mil pessoas por ano.
No veículo, os atendidos recebem informações sobre a doença e seus sintomas, passam por consultas com médicos, realizam exames para verificação se são portadores e, em caso positivo, recebem na hora e gratuitamente o medicamento da Novartis para o tratamento no primeiro mês.
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae e é transmitida pelo ar, por meio de espirro, tosse ou fala de um indivíduo já contaminado. Entre seus principais sintomas está a presença de manchas dormentes esbranquiçadas ou avermelhadas, insensíveis ao tato, à dor e ao calor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário