CLIQUE E CONHEÇA A ATUAÇÃO DO VEREADOR MAGNO LIMA, "O TRABALHO QUE VOCÊ VÊ"

terça-feira, 30 de outubro de 2012

HIDRELÉTRICA DE ESTREITO AFETA VIDA DE MORADORES


A construção da Hidrelétrica de Estreito (MA), inaugurada neste mês pela presidente Dilma Rousseff, forçou ex-moradores de áreas afetadas pela barragem a viver em acampamentos sem eletricidade ou em assentamentos com racionamento de água.

Os problemas começaram há cerca de dois anos, quando a usina estava em obras e os moradores tiveram de se retirar. A hidrelétrica, no rio Tocantins, afeta 12 municípios na divisa entre o Maranhão e o Tocantins.

A reportagem é de Aguirre Talento e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 28-10-2012.

O principal é Estreito, sede da usina. Lá, a população teme que, no período chuvoso a ser iniciado em dezembro, o rio provoque enchentes por causa da barragem. Na zona rural, a erosão causada pela barragem à beira do rio já derrubou plantações.

O Ceste (Consórcio Estreito Energia), responsável pela hidrelétrica, diz que 2.000 famílias afetadas foram removidas e indenizadas. Parte delas, segundo o Ceste, foi reassentada em outros locais.

Há outras 900 famílias, porém, que reivindicam indenização. Elas não receberam nada porque não eram donas das terras onde moravam ou não tinham documentos que provavam a posse das áreas.

Para pressionar o governo federal a indenizá-las, montaram acampamentos provisórios, onde vivem sem eletricidade, perto da usina.

Segundo o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), há cerca de 400 famílias em acampamentos nas cidades de Babaçulândia, Barra do Ouro e Filadélfia (no Tocantins) e Carolina (MA).

FORRÓ E LAMPARINA

Em Babaçulândia, o acampamento foi montado à beira do rio Tocantins. As casas são de palha e de madeira e as famílias vivem da agricultura. Plantam feijão, milho, mandioca e tomate. O passatempo é forró no rádio de pilha. "Luz é na base da lamparina", diz Gilberto de Araújo, 38.

Ele morava numa casa no mesmo terreno da sogra, com a mulher e dois filhos. Viviam da agricultura e tiveram de sair por causa da barragem - o local foi alagado. "Eu plantava muito, rendia mais de R$ 2.000 por mês", diz. Só a dona da terra foi indenizada, e Gilberto ficou sem casa.

O MAB pede ao governo federal a legalização dos acampamentos hoje existentes.
Mesmo os reassentados têm problemas. Em Babaçulândia, o abastecimento de água é feito por carros-pipa enviados de segunda a sábado pelo consórcio. "Domingo a gente vai tomar banho no rio com medo de que a água da casa acabe", afirma o agricultor Agnaldo Barros, 38.
Consórcio diz que remanejou mais de 500 famílias.

O Ceste (Consórcio Estreito Energia) afirma que aprovou a indenização de 70% das famílias que solicitaram a inclusão no plano de remanejamento de afetados pela hidrelétrica de Estreito.

Segundo o consórcio, até mesmo famílias que não eram proprietárias das terras onde moravam foram indenizadas.

Em nota, diz que "foram remanejadas mais de 500 famílias não proprietárias".

Já o governo federal afirma que existem cerca de 900 famílias no entorno da hidrelétrica que reivindicam indenização por terem sido impactadas e que será realizada "em breve" uma reunião para discutir a situação.

Sobre o abastecimento de água, o Ceste informa que a água captada no poço artesiano apresentou características salobras, e que providenciou a instalação de filtros para melhorar suas condições. Os moradores, porém, dizem que a qualidade da água continua ruim.

O Ceste afirma aguardar um posicionamento do Ibama para saber se interrompe o fornecimento de água por meio dos caminhões-pipa.

sábado, 27 de outubro de 2012

SUL DO MARANHÃO PODERÁ SER INCLUÍDO NA ROTA DIÁRIA DE VOOS


Para atender a demanda do fluxo turístico  e de negócios da Região Sul do Maranhão, o secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, se reuniu com dirigentes da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abrav/MA) e de companhia aérea para discutir a inclusão do sul do estado nas rotas diárias de voos.

O encontro que aconteceu, na quarta-feira (24), no estande da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) montado na 40ª Feira das Américas, no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação do presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav/MA), Guilherme Marques; do diretor comercial da Cia. Azul, Antonio Américo; e de Antonio Lucena, representando os empresários do polo Chapada das Mesas.

Durante o encontro, Jura Filho colocou a necessidade do sul do Maranhão receber voos diários que atendam a demanda da região. "Por ano, o polo Chapada das Mesas recebe pelo menos 650 mil pessoas. Em 2011, 48% desse total que visitou a região foi por motivo de negócios e outros 35% em lazer e visita a parentes, um número que representa a necessidade da região", frisou.

Ainda, de acordo com o gestor a ideia é oferecer a rota São Luís/Carolina/ Balsas, dando mais uma opção, além de Imperatriz, para a entrada do visitante no estado. "Precisamos criar boas possibilidades de conforto e praticidade para quem deseja conhecer o Maranhão", avaliou.

Segundo o diretor comercial da empresa, estudo técnico sobre a rota foi encomendado para viabilização da oferta junto a companhia. "Já tivemos uma primeira conversa e hoje estamos pontuando as necessidades e ouvindo do empresariado local as necessidades. Um estudo técnico deve apontar o perfil do visitante para darmos seguimento na estruturação da rota", ressaltou. Uma nova reunião está marcada para o mês de novembro para definir as novas etapas no desenvolvimento da rota para o sul do Maranhão.
OImparcial

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

COM ATRASO DAS CHUVAS, SAFRINHA DE MILHO PODE SER 50% MENOR EM BALSAS


Em Balsas (MA) produtores atrasam plantio da soja verão devido à falta de chuvas. Semeadura deve ter início somente em novembro. Com atraso, área com milho safrinha pode ser até 50% menos em relação ao cultivo passado.


Em Balsas, no Maranhão, chuvas atrasam e safrinha de milho pode ser até 50% menor em relação ao cultivo passado. Segundo o presidente do sindicato rural do município, Valdir Zaltron, ano passado as chuvas foram boas e plantio da soja começou 15 de outubro. Este ano, apenas 0,02% da área com soja foi semeada. Janela ideal de cultivo da oleaginosa em Balsas vai até meados de dezembro e se clima se normalizar a partir de novembro, produtividade deve alcançar níveis máximos. Aproximadamente 70% da produção estimada de soja já foram negociadas no município. Oleaginosa é ofertada a US$24 para maio.

Fonte:Notícias Agrícolas

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PROJETO "AMICRO DO PEITO"


O 'Amicro do Peito' tem apresentados resultados expressivos nos Estados onde foi implantado.

No dia 18 de Outubro de 2012, o técnico do Programa "Amicro do Peito" esteve em Balsas na escola Didácio Santos para instalação do software do referido programa  para efetuar testes e cadastros de professores e alunos participantes do projeto.

A capacitação, iniciada em agosto, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), visa preparar os participantes para trabalhar o projeto nos laboratórios de informática com os alunos de 20 escolas estaduais.

Amicro do Peito

“O ‘Amicro do Peito’ é um projeto de inclusão digital que irá contribuir para a melhoria dos indicadores educacionais do Maranhão", avalia Carla Simon, representante da Actcon, empresa fornecedora do software adquirido pelo Governo do Estado, por meio da Seduc.

De acordo com Carla Simon, o software educacional adquirido pela Seduc está em fase de implantação em 20 escolas da rede estadual de ensino, das quais 19 localizadas em São Luís e uma em Balsas.

O software disponibiliza 420 títulos que irão trabalhar habilidades e competências de Língua Portuguesa e Matemática com os alunos no processo de inclusão digital nos laboratórios de informática, de forma que fiquem melhores preparados para trabalhar os conteúdos na sala de aula regulamentar.

O “Amicro do Peito” tem apresentados resultados expressivos nos Estados onde foi implantado. Em Brasília, o projeto foi implantado em 216 escolas.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

COMARCAS DO SUL DO MARANHÃO SERÃO INSPECIONADAS PELO CORREGEDOR-GERAL

O des. Cleones Carvalho Cunha passará por seis comarcas da região.

Corregedor Cleones Cunha
Durante três dias, o corregedor-geral da Justiça do Maranhão, des. Cleones Carvalho Cunha, inspecionará seis comarcas do Sul do Maranhão: Balsas, Riachão, Carolina, Porto Franco, Estreito e Montes Altos. A visita tem início nesta quarta-feira (24) e encerra-se na sexta-feira (26).

A primeira inspeção será na comarca de Balsas, onde há duas semanas parte do teto do Fórum Esmaragdo Sousa e Silva desabou, causando muitos transtornos à Justiça local, composta de três Varas e Juizado Especial. Os juízes titulares são Luciany Cristina de Sousa (1ª Vara), Marco André Tavares Teixeira (2ª Vara), Nirvana Maria Mourão Barroso (3ª Vara e diretora do fórum) e Edimilson da Costa Lima (Juizado Especial).

“Verei como está a situação do prédio e o andamento dos reparos, cujo início foi determinado imediatamente pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Guerreiro Júnior”, comentou o corregedor-geral, Cleones Cunha. Além de avaliar estrutura física do Judiciário em Balsas, o desembargador conversará com cada um dos juízes, entregando a eles, também, um relatório atualizado sobre as atividades das suas unidades judiciais.

O mesmo trabalho será feito pelo corregedor-geral Cleones Cunha durante sua passagem pelas outras cinco comarcas escolhidas para a realização das inspeções.

Assessoria de Comunicação da CGJ

domingo, 21 de outubro de 2012

SERVIDORES DE RIACHÃO E SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS RECEBERAM DIRETOR DO SINDJUS-MA


O diretor de imprensa, Fredson Costa, visitou, na terça-feira (16), além da comarca de Balsas, as comarcas de São Raimundo das Mangabeiras e Riachão. Nas duas comarcas ele reuniu os servidores e debateu assuntos pertinentes à luta sindical e principalmente sobre os andamentos dos processos judiciais dos quais o SINDJUS-MA é parte.

O Diretor de Imprensa do SINDJUS esteve nas comarcas com o objetivo de cumprimentar os novos sindicalizados de 2012 em nome de toda a diretoria e ainda reunir com os companheiros a fim de observar de perto as demandas do sul do Maranhão. Em São Raimundo das Mangabeiras, os servidores reuniram-se com o diretor de imprensa no próprio Fórum e o parabenizaram pela atuação do Sindicato junto às lutas da categoria.

Segundo Maria de Lourdes Coelho, auxiliar judiciária da Comarca de Riachão, a sindicalização é fundamental para que o Sindicato se fortaleça e consiga a vitória que todos os servidores querem, inclusive com a nossa ajuda. Maria de Lourdes se sindicalizou na campanha de filiações 2012.

Segundo Fredson Costa, que também é coordenador da Campanha de Filiações 2012, a sindicalização ou filiação do servidor é um passo importante na conquista de direitos. "Se a luta for coletiva, a vitória é certa" , exclamou ele.

“Foi muito bom o SINDJUS-MA ter vindo até nós. Conversamos sobre o auxilio alimentação, os 21,7% e sobre a possibilidade de aumento do nosso adicional de qualificação. Só termos o aumento no auxílio saúde já é maravilhoso”, declarou a servidora de  São Raimundo das  Mangabeiras, Valdenice Miranda, sindicalizada desde 2006.

Fonte:Sindjus-Ma

sábado, 20 de outubro de 2012

BANCO DO BRASIL ABRE CONCURSO PARA 90 MUNICÍPIOS DO MARANHÃO

Banco do Brasil abre concurso em 15 estados de quatro regiões do país, Cargo é de escriturário; salário é de R$ 1.892,00.

O Banco do Brasil abriu concurso para formação de cadastro de reserva para o cargo de escriturário, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas (parte do estado), Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina (parte do estado) e Sergipe. O salário é de R$ 1.892,00 para jornada de trabalho de 30 horas semanais. O provimento das vagas está sujeito ao planejamento estratégico e às necessidades do Banco do Brasil.

O candidato deve ter ensino médio e idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação.
De acordo com o edital, ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados nas seleções externas 2011/001, 2011/002 e 2011/003 até o término de suas vigências (04/03/2013, 29/04/2013 e 28/09/2013, respectivamente).

O concurso 2011/001 abrangeu 36 cidades do Norte, Nordeste e Sul, nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Paraíba e Paraná. O concurso 2011/002 englobou 48 cidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste nos estados do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe. O concurso 2011/003 engloba 51 cidades no Norte, Sul e Sudeste, nos estados do Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Os candidatos poderão realizar a inscrição por meio do endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br das 10h do dia 19 de outubro às 14h do dia 5 de novembro, e nos postos credenciados pela Fundação Carlos Chagas, constantes do Anexo III do edital. Os postos de inscrição estarão em funcionamento no período das inscrições, em dias úteis, das 9 às 12h e das 13h às 17h. A taxa é de R$ 40.

Ao se inscrever o candidato deverá indicar no formulário de inscrição o código da opção de  macrorregião/microrregião de classificação para a qual pretende concorrer e a cidade de realização da prova, conforme tabela constante do anexo I do edital.

Veja a distribuição dos municípios maranhenses em suas respectivas Macrorregião/Microrregiões.

UF
Macro
Micro
Cidades Abrangidas
Local de Prova
MA
5
13
Alcântara, Barreirinhas, Cidade Operária, Humberto Campos, Maiobão Rosário,  São José do Ribamar, São Luís,  Itapecuru-Mirim, Cantanhede, Bacuri, Cururupu, Mirinzal, Pinheiro, Santa Helena, São Bento, São João Batista, Viana.
São Luís
Pinheiro
14
Bacabal, Bom Jardim, Buriticupu, Coroatá, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Lago da Pedra, Lima Campos, Monção, Olho D'água das Cunhãs, Paulo Ramos, Pedreiras, Peritoró, Pindaré-Mirim, Pio XII, Poção de Pedras, Santa Inês, Santa Luzia, São Luís Gonzaga, São Mateus do Maranhão, Trizidela do vale, Vitória do Mearim, Vitorino Freire, Zé doca.
Bacabal
15
Açailândia, Amarante do Maranhão, Arame, Carolina, Davinópolis, Estreito, Imperatriz, Itinga do Maranhão, João Lisboa, Porto Franco, Riachão, Balsas, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Loreto, São Raimundo das Mangabeiras, Tasso Fragoso.
Imperatriz
Balsas
16
Barra do Corda, Buriti Bravo, Colinas, Dom Pedro, Gonçalves Dias, Governador Archer, Governador Eugênio Barros, Mirador, Paraibano, Presidente Dutra, Santo Antônio dos Lopes, São Domingos do Maranhão, São João dos Patos, Passagem Franca, Pastos Bons, Tuntum
Presidente Dutra
Aldeias Altas, Caxias, Codó, Coelho Neto, Timbiras
Caxias
Anapurus, Araioses, Brejo, Buriti, Chapadinha, Mata Roma, Santa Quitéria do Maranhão, São Bernardo, São Benedito do Rio Preto, Tutóia, Urbano Santos, Vargem Grande
Chapadinha


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

CEAPE-MA MICROCRÉDITO ESTÁ RECRUTANDO ASSESSOR DE CRÉDITO PARA RIACHÃO


CEAPE-MA está recrutando Assessor de Crédito para Riachão

O CEAPE-MA MICROCRÉDITO está recrutando pessoas para o cargo de Assessor de Crédito para a cidade de Riachão.

PERFIL:
Experiência de 01 ano em Vendas;
- Desejável possuir moto e Carteira Nacional de Habilitação;(A NEGOCIAR)
- Possuir Ensino Médio ou graduando em Ciências Contábeis, Administração ou Economia;
- Domínio Informática (Pacote Office).

Oferecemos: 
Salário Fixo (1031,00)+ Salário Variável + ajuda de custo (VARIAVEL)
Ticket Alimentação(400,00)+Plano de Saúde+Plano Odontológico+Seguro de Vida.

Os interessados deverão procurar através dos contatos abaixo:

Fones: (99)3541-4974 (98)8228-0009 
Encaminhar curriculum  para o e-mail lgustavo@ceapema.org.br 
ou ainda obter informações no endereço da agencia de Balsas localizada na Rua Gomes de Sousa 658 - Centro.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

CAMPOS LINDOS RECEBERÁ INSTALAÇÃO DE ESTAÇÃO METEOROLÓGICA

Inmet inicia na próxima semana instalação de estações meteorológicas em três municípios tocantinenses
Com os novos equipamentos o produtor rural terá  dados de sua
região para melhor programar seu plantio, aplicação de insumos
e colheira.
O Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia do Mapa – Ministério da Agricultura, da Pecuária e Abastecimento começa a instalar, na próxima segunda-feira (22), uma das três novas estações meteorológicas que o Tocantins receberá. A estação ficará no município de Mateiros, região Leste do Estado. 

A autorização para instalação foi obtida pelo Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, em julho passado. Elas contemplarão, além de Mateiros, os municípios de Campos Lindos, região Nordeste, e Marianópolis, Centro-Oeste do Estado. 

Foto Divulgação:Seagro
A coordenadora de Mercados e Logísticas da diretoria de Sustentabilidade do Agronegócio da Seagro, Denise Coelho Gomes, explicou que a partir da instalação dos novos equipamentos o produtor rural terá condições de programar melhor seu plantio, aplicação de insumos e colheita, tendo, para isso, dados coletados em sua própria região. A instalação deve durar cinco dias, após isso a estação já começa a funcionar. Depois de Mateiros, a equipe do Inmet segue para Campos Lindos e Marianópolis, respectivamente. 

Denise explica que, para a instalação, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o Instituto e a Seagro, com prazo de cinco anos. As estações ficarão localizadas em áreas cedidas por produtores rurais, que ofereceram ainda o cercamento do local. 

O Tocantins já conta, atualmente, com 11 estações meteorológicas instaladas pelo Inmet, sendo quatro delas (Araguaína, Palmas, Porto Nacional e Peixe), conveniadas à Secretaria da Agricultura. 

Para obter as informações meteorológicas de sua região, o empresário rural pode procurar a Diretoria de Sustentabilidade do Agronegócio na Seagro ou acessar o site do Inmet (www.inmet.gov.br).

Fonte: Seagro/TO 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

DEFENSORIA CONSTATA IRREGULARIDADES EM TITULARIZAÇÃO DE TERRAS EM CAMPOS LINDOS

Defensores orientaram moradores sobre direito de terem suas terras regularizadas

A falta de legalização de posses antigas é uma das principais necessidades apontadas pelos moradores do Povoado Rancharia, no município de Campos Lindos, à equipe do Núcleo de Ações Coletivas da Defensoria Pública (NAC), do Núcleo da Defensoria Pública Agrária (DPAGRA), e da Diretoria Regional de Araguaína.

Conforme a Defensoria, as equipes da Defensoria Pública realizaram uma vista in loco a comunidade, no último dia 4 de outubro, para atendimento coletivo e individual. O acesso ao Povoado, que é situado a aproximadamente 40 quilômetros de Campos Lindos, é precário, com estradas em condições quase que intransitáveis.

Durante a visita, constatou-se a existência de posses muito antigas, que remontam há mais de 60 anos, de áreas das quais, no ano de 1982, foram emitidos títulos de propriedade pelo extinto Instituto de Desenvolvimento Agrário de Goiás (Idago); e, posteriormente, pelo Itertins, sem a observância, todavia, de que centenas de famílias já ocupavam o local, produzindo para subsistência.

Os defensores públicos orientaram os moradores sobre o direito de todos terem suas terras regularizadas. Um exemplo de atendimento foi com o lavrador R. N., que detém a posse da terra desde 1960, onde nasceu e produz milho, arroz, mandioca, entre outros; além de pastagem para gado, vivendo sem a titularização da posse, o que dificulta a aquisição de linhas de crédito para o sustento da família. O lavrador, que sofre de doença cardíaca, sente ainda a falta de assistência à saúde perto de sua casa.

Outras demandas
 
Também foram colocadas pelos moradores do Povoado Rancharia como necessidades a falta de água encanada, de assistência à saúde, assistência técnico-agropecuária, desmatamento irregular; a construção de quadra poliesportiva, que auxilia no combate ao consumo de drogas; melhoria das condições das estradas de acesso, bem como do transporte disponibilizado pela Prefeitura.

A água distribuída no Povoado é proveniente de poços artesianos, o que abrange quase todos os moradores, com exceção de aproximadamente 30 residências que ainda não possuem o serviço instalado. Verificou-se ainda que a devastação ambiental na região é enorme, inclusive com a utilização da técnica de desmatamento denominada “correntão”, onde tratores de esteiras avançam sobre o cerrado arrancando toda a vegetação. O uso de fogo para desmatamento é constante.

Após as constatações, os Defensores Públicos oficiarão agora os órgãos competentes para serem tomadas as providências cabíveis em prol da comunidade do Rancharia.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

PREFEITURA DE ESTREITO ABRE CONCURSO PARA 168 VAGAS


Cargos são de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622 a R$ 4.000.

Nova sede da prefeitura de Estreito
Os cargos de nível superior são para assistente social, bibliotecário, enfermeiro, engenheiro ambiental, fisioterapeuta, médico PSF, nutricionista, odontólogo clínico geral, orientador escolar, pedagogo, psicólogo, supervisor escolar, professor de educação física e de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

As vagas de nível médio são para agente de endemias, auxiliar de biblioteca, auxiliar de consultório odontológico, assistente administrativo, fiscal de vigilância sanitária, monitor de creche, técnico de enfermagem e técnico em meio ambiente.

Os postos de nível fundamental são para auxiliar de serviços gerais, cozinheiro, motorista e vigia.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 15 e 31 de outubro pelos sites www.fsadu.org.br/concursos e www.sousandrade.org.br/concursos. A taxa é de R$ 35 para nível fundamental, R$ 40 para nível médio e R$ 70 para nível superior.

A prova objetiva será no dia 18 de novembro. Ainda haverá prova de títulos para os cargos de orientador escolar, pedagogo, professor e supervisor escolar.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

DILMA VIRÁ AO MARANHÃO DIA 17 PARA INAUGURAR HIDRELÉTRICA EM ESTREITO

Do blog:Daniel Matos
Dilma vai inaugurar Hidrelétrica de Estreito

A presidente Dilma Rousseff participará 
da inauguração da Usina Hidrelétrica de Estreito, no próximo dia 17. A Assessoria de Imprensa da Presidência da República confirmou a presença dela no Maranhão. Será a primeira viagem de Dilma Rousseff ao estado como presidente.

A presença de Dilma no Maranhão atrairá todas as atenções da classe política local. Em especial daqueles envolvidos na eleição para prefeito de São Luís. Por isso, não está descartada a ida do candidato Edivaldo Holanda Jr.a Estreito, já que o PTC, seu partido, o PC do B e o PSB, que compõem a sua coligação, fazem parte da base de apoio ao Governo Federal.

Usina

A Usina Hidrelétrica Estreito está localizada entre os estados do Maranhão e Tocantins e é considerada uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Informações gerais

Usina Hidrelétrica Estreito

- Capacidade instalada: 1.087 MW

- Localização: no Rio Tocantins, na divisa dos estados do Maranhão e do Tocantins

- Mão-de-obra diretamente empregada no pico das obras: 10 mil diretos e 25 mil indiretos

- Área do reservatório: 555 km², incluindo a calha natural do Rio Tocantins

- Municípios da área de abrangência: Estreito e Carolina (Maranhão), Aguiarnópolis, Palmeiras do Tocantins, Babaçulândia, Barra do Ouro, Filadélfia, Darcinópolis, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante e Tupiratins (Tocantins).

- Unidades geradoras: Oito turbinas tipo Kaplan

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ELEITO PRESIDENTE DO STF, JOAQUIM BARBOSA GANHA CAMPANHA EM DEFESA DE SEU NOME PARA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Criador do site foi eleito vereador no Rio de Janeiro

Relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal, o ministro Joaquim Barbosa foi eleito presidente da corte nesta quarta-feira. Com o anúncio, voltou a ser assunto a defesa do nome do jurista para a presidência da República. Capa da Veja desta semana como "o menino pobre que mudou o Brasil", ele também ganhou um site em defesa de seu nome para o cargo mais alto do país.

O site www.joaquimbarbosapresidente.com.br, cujo domínio foi publicado pelo Registro.br no dia 25 do mês passado, virou assunto nas redes sociais nesta quarta-feira. O canal contém uma biografia do ministro, fotos, charges veiculadas na imprensa brasileira, depoimentos deixados por internautas e ainda um arquivo de imagem da campanha que pode ser impresso como adesivo.

O site está registrado em nome da Trato Comunicação e Editora Ltda. E o responsável é o proprietário da empresa, Átila Alexandre Nunes, que foi eleito vereador no Rio de Janeiro com 13.252 votos pelo PSL. 

Imagem: Reprodução
Fonte: www.administradores.com

terça-feira, 9 de outubro de 2012

O POVOADO AREIA DO DELBÃO MAIS UMA VEZ FEZ BONITO NAS ELEIÇÕES 2012

Este ano pelo menos dois povoados do município contaram com a instalação de uma urna para atender aqueles que desejasse transferir os seus títulos para os referidos povoados, assim o Povoado Areia do Delbão e Estreito foram contemplados, facilitando  a vida de alguns eleitores. Se sabe que  ainda resta alguns a serem transferidos.

Nesta eleição o Povoado Areia do Delbão mais uma vez fez bonito, capitou a mensagem de seu representante na câmara, e as propostas de governo de nosso prefeito eleito que somada a vontade de ver Riachão avançar, resultou na decisão de que a mudança era o melhor caminho para o progresso da região e  de nossa cidade.

O Povoado é rebelde, as manobras e as promessas não cumpridas fizeram  o povo  ter a certeza de que não daria mais para crer ou  perdoar. Alguns já dizia: " santos é que recebem promessas de seus devotos" e nós não somos santos, queremos é realizações, promessas já se fizeram tantas!... chega.

A estrada que é um sonho do povo da região, também foi vítimas das manobras do atual governo no intuito de angariar votos, começou a meses atrás fez aproximadamente 10 kms dos prováveis 80kms a serem executados.  Parou obras era só pra dizer que se votasse a estrada ia sair, no desespero para conseguir votos na região na semana da eleição, cuidaram de levar um trator de esteira para região sob exposição em lugar estratégico onde todo mundo tem que passar para ter acesso as demais localidades, a finalidade era óbvia  e rude em simular o retorno da realização das obras.

Se ainda não foram buscar o trator se encontra lá na Fazenda Posses, mas o povo não é tolo, nem crianças que se enganam com historinhas de papai noel. Máquinas paradas é bom mesmo de se ver é lá nas lojas revendedoras, em campo de trabalho não tem graça.

O Povo da região consciente como nunca, deu o troco nas urnas, Edmar teve 8 votos dos que votaram no Povoado Areia do Delbão, enquanto o 70 dominou casados aos votos de Magno Lima, quando o povo decide que quer o melhor não adianta manobras, promessas, puxar o tapete de um ou de outros, é o povo quem decide e decidiu pelo 70.

O recado mais uma vez foi dado pelo o povo daquela região, prometeu e não cumpriu... a casa caiu, todos que se vigaram da região caíram já em seguida, em vez de conquistar o povo fizeram o contrário, achando que o povo é que precisava do governo e não o governo do povo, quando na verdade um depende do outro. Mas a obrigação de dar a devida assistência é do governo.

Agora o setentão está aí a todo vapor e vai fazer a nossa estrada com fé em Deus, agora vai...pode crer. Essa benção foi na medida certa! Eita que os Limas não sabem onde depositar tantas alegrias, vamos fazer o seguinte dividir com todos os riachoenses.

Obrigado Senhor por tudo e por todos! Obrigado também aos nossos companheiros, amigos e colaboradores. Deus sabe fazer as coisas certas nas horas certas, e tudo tem um propósito. Louvado seja o Senhor!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CANSADOS RIACHOENSES OPTOU EM MUDAR ELEGENDO O PRÓXIMO PREFEITO DR. CRISÓGONO VIEIRA

Foto Divulgação: (Luanderson Portela Carmo)
Riachão está em festa o motivo que incendeia a cidade de pura alegria foi a merecida vitória de nosso próximo prefeito Dr. Crisógono. A maioria da população em massa comemora os resultados obtidos nas urnas.

Este dia 07 de Outubro vai ser  memorado para muitos como o dia da libertação, assim muitos dos internautas professam nas redes sociais. 
Veja como foram os resultados para prefeito:

* Crisógono  - 3.927 com 36,75% -Eleito
   Edmar         -3.596 com 33,65%
   João Braga  -2.537 com 23,74%
   Gregório      -  627 com    5,87%

Os resultados foram inesperados para os grupos que se revesavam nos últimos 24 anos em forma de um rodízio, mas o maior desacerto  foi para o grupo do atual prefeito que em uma tentativa de se reeleger formou uma chapa unificada com o grupo dos Atalaias que indicou como vice Bala Atalaia.

A certeza era tanta de sua reeleição que os preparativos para comemorações já estavam contratados como: festas, show, fogos, convites etc...esqueceram que o poder é transitório e que a vontade do povo é soberana. 

Numa tentativa desesperadora, costuraram alianças, realizaram casamentos, apadrinhamentos, quebraram condutas, perseguiram adversários, puxaram tapetes de uns e de outros ...pararê pararâ e etc e tal.

Resultado, o povo respondeu com estilo,  de forma clara remeteu um recado para os tais de que os mesmos não mereciam o devido perdão em que certamente esperavam.

Gosto de agitar de vez em quando nos movimentos eleitorais e depois sobram os risos que dou numa e outra troca de palavras nas redes sociais, sou iniciante desde do pleito passado, já vi pessoas contarem muitas coisas que acontecem no meio político, entre manobras, falcatruas, desvio de conduta etc.. achei que essas coisas só acontecia na cidade do vizinho, não é que me enganei! Rapaz quanto desesperos para se manter no poder, será o por que de tudo isso? Será que não é sabido que poder não ficou para perpetuar-se?

Perder com estilo pouco sabem, vira uma apelação, ora estamos em um jogo onde  há risco de perder ou ganhar e tudo isto  faz parte.

Mas ainda bem que tudo isso passa, só não passa para os rancorosos mas nós que somos riachoenses de coração não vamos guardar nenhuma atitudes dessas não é mesmo?

Nos resta agora agradecer a Deus pelos resultados obtidos, e pedir a benção do Senhor sobre os nossos  governantes.

E além disso parabenizar a todos os riachoenses por escolher um novo rumo para nossa sofrida, mas amável cidade chamada Riachão. Louvado seja o Senhor por tudo e por todos.
Eliane Lima

sábado, 6 de outubro de 2012

DISQUE DENÚNCIA REGISTRA 160 CASOS DE CRIMES ELEITORAIS NO MARANHÃO

Estimativa é de que haja aumento de 51% no número de ocorrências.

Central funciona 24h e não há necessidade de 
identificação nas denúncias (Foto:Dolores Flora)
Até o momento, o Disque Denúncia já registrou 160 casos de crimes eleitorais em todo o Maranhão. São Luís tem maior índice de denúncias, com 38%. Contudo, até o fim do período eleitoral é esperado um acréscimo de 51% no número de ocorrências.

Entre os crimes eleitorais mais denunciados estão os delitos contra a ordem pública, corrupção, estelionato, desvio de conduta, falsificação, lesão corporal e abuso de autoridade.

O Disque Denúncia funciona 24h e o cidadão não precisa se identificar no momento do atendimento. Para São Luís, o número da central é 3223 5800 e para os municípios do interior o contato pode ser feito pelo 0300 313 5800.

Defenda o seu direito de escolha riachoenses não aceite subornos, compra de votos, desvio de conduta, a final temos o direito da livre escolha de nossos representantes.

Os desesperados usam de todos os artifícios maléficos a população para tentarem uma vitória forjada e fora dos princípios éticos e democráticos.

Riachão um dia ainda aprende a dizer não a estas corjas que se quer não pensam no bem estar social de seus munícipes, pois quem pratica esta ação de forma criminosa e no desespero nunca pensou em fazer o bem para nossa população que cada vez mais fica a mercê desses administradores sem compromisso.

Os desesperados só pensam em seu próprio bem estar as custas do poder público, qual o motivo de tanto desesperos? Senão pelos seus próprios interesses em desfrutar do que é de todos? Deixa o povo escolher de forma livre a final já temos idade para saber o que queremos.

Caros eleitores ainda que você foi induzido a votar por causa de pressões ou por ter vendido o seu voto por essa ou aquela necessidade, não vote em quem comprou o seu voto, quem compra o seu vote não tem compromisso com você, e se você vende o seu voto como poderá exigir alguma coisa para a sua cidade?  Se você já recebeu para eleger o seu representante. Vendeu o seu voto depois vai reclamar o que? E pra quem? Voto vendido significa menos saúde, educação, segurança, esporte, lazer, infra estrutura etc.etc.

Seja cidadão do bem não venda o seu voto e se ver alguma irregularidade denuncie ligando no fone: 0300 313 5800 não é necessário de identificação.

Abra o olho Riachão e vamos fortalecer a democracia, diga não aos abusos, e as más condutas, sejamos livres de todas usurpação impostas por políticos que usa de suas espertezas para tirar de nós aquilo que é nosso por direito. Viva a democracia!

JUSTIFICATIVA; QUEM DEVE E COMO FAZÊ-LA

O eleitor que não puder comparecer ao seu local de votação deve justificar a ausência em qualquer seção eleitoral ou até 60 dias após a eleição. É necessária uma justificativa para cada turno em que o eleitor for ausente, ou seja, se faltou à votação no 1º turno, deve fazer uma justificativa, se faltar o 2º turno, outra.

Formulário de justificativa
Para justificar a falta no 1º turno, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral até o dia 6 de dezembro. Se a falta foi no 2º turno, o cartório eleitoral receberá a justificativa até o dia 27 de dezembro.

Para preenchimento do formulário de justificativa (disponível para impressão abaixo) é indispensável o número do título de eleitor. O ausente pode preencher o formulário antecipadamente, mas só deve assiná-lo quando da entrega, na presença do mesário e apresentando um documento oficial com foto.

Impedimento
O eleitor que não apresentar justificativa, enquanto não regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, fica impedido, entre outros, de obter passaporte ou carteira de identidade; receber vencimentos - se servidor público; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, bem como – se aprovado – tomar posse nele; e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo Governo.

Arquivos disponíveis

Requerimento de Justificativa Eleitoral (para utilizar apenas no dia da eleição – 1º turno e 2º turno)


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

TSE DISPONIBILIZA PROGRAMA DE APURAÇÃO DE VOTOS EM TEMPO REAL

Programa de acompanhamento da apuração dos votos válidos nas eleições 2012 pode ser baixado no site oficial do TSE


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou em seu site oficial o download do programa Divulga 2012 que tem por objetivo divulgar em tempo real a apuração dos votos das eleições municipais de todo o País. O software está disponível para ser acessado, no entanto, só começará a funcionar no próximo domingo (7), dia do pleito. 

O programa funciona nas plataformas tradicionais, o Windows e o Mac OS além de uma versão não instalável para outros sistemas operacionais. O programa é baixado em um arquivo ZIP e é de fácil instalação.

O software Divulga, criado na década de 2000, ajuda o eleitor a se informar durante o processo eleitoral e sua apuração. Uma das funções do programa é evitar qualquer tipo de fraude uma vez que as informações são divulgadas em tempo real para todos os usuários do programa.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

PROMOTORIA ACIONA PREFEITURA DE RIACHÃO PARA GARANTIR TRATAMENTO DE IDOSA DE 67 ANOS


O custeio do atendimento médico a uma idosa de 67 anos, que sofre de doença renal crônica, é o objeto da Ação Civil Pública com Pedido de Tutela Antecipada ajuizada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) contra a Prefeitura de Riachão (a 825 km de São Luís).

A filha da idosa, Lusinete Pereira dos Reis, relatou à promotora de justiça da Comarca de Riachão, Patrícia Fernandes Gomes Costa Ferreira, que, no dia 15 de setembro deste ano, procurou a Secretária de Saúde do município, Solange Teixeira Lima, buscando atendimento médico para sua mãe.

Desde 17 de agosto deste ano, Maria de Jesus Pereira dos Reis se submete a três sessões semanais de hemodiálise com duração de quatro horas, em Imperatriz, a 319 km de distância, uma vez que o município de Riachão não oferece esse tratamento. A clínica onde a idosa se trata alerta para o risco de agravamento do seu estado de saúde se não seguir o tratamento.

Apesar de apresentar a Solicitação de Transporte, o documento de encaminhamento ao tratamento em Imperatriz, por meio do programa Tratamento Fora de Domicílio, do Ministério da Saúde, a idosa nunca teve nenhuma resposta da Secretaria de Saúde.

Lusinete Pereira também contou que, nos dias 6 e 8 de setembro, sua mãe ficou sem tratamento porque não teve dinheiro para pagar as despesas do deslocamento.

IMPRATICÁVEL

Segundo sua filha, Maria de Jesus Pereira dos Reis precisa de acompanhamento às sessões porque está em idade avançada e constantemente passa mal após as sessões.

As despesas para o deslocamento da idosa e de sua acompanhante a Imperatriz giram em torno de R$ 420 semanais, somente com as passagens, sem contabilizar os custos com alimentação. O desembolso desse valor é impraticável para Maria de Jesus, pensionista que recebe R$ 370 líquidos mensais, por causa de um empréstimo contraído para construir sua casa.

Lusinete Pereira também conta que sua mãe só não paralisou o tratamento porque custeia passagens e alimentação por meio de ajuda de terceiros.

PEDIDOS

Na ação, a promotora de justiça requer que o Município de Riachão forneça imediatamente atendimento médico integral à idosa, por meio do programa Tratamento Fora de Domicílio ou recursos próprios, custeando todas as despesas de transporte, alimentação e hospedagem, da paciente e de sua filha, que deverá acompanhá-la durante todo o procedimento médico.

A representante do MPMA também solicita o ressarcimento à idosa e à sua filha das despesas de transporte efetuadas, no valor de R$ 760, devidamente comprovadas. Pede também que seja estipulada multa diária de 100 salários mínimos por dia de descumprimento dos pedidos do MPMA, a ser revertida para o Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO (TFD)

Instituído pela Portaria nº. 55/99 da Secretaria de Assistência à Saúde, do Ministério da Saúde, o Programa Tratamento Fora do Domicílio objetiva garantir, por meio do Sistema Único de Saúde, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem quando esgotados todos os meios de atendimento. Consiste em ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica à unidades de saúde referenciada em outro município ou Estado da Federação.

Redação: Adriano Rodrigues (CCOM-MPMA)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leia a Biblia
"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto ".Isaias 55:6
"Felicidade é a harmonia entre pensar, falar e agir. Meu Senhor… Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos débeis.” Mahatma Gandhi

POSTAGENS MAIS VISITADAS: