Rosa Maria Weber já teve indicação aprovada pela CCJ da Casa após sabatina
O Senado deve votar na próxima terça-feira (13), em plenário, a indicação de Rosa Maria Weber Candiota para o cargo de ministra do STF (Supremo Tribunal Federal). Na última terça (6), ela foi sabatinada pelos senadores da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que aprovaram sua indicação para compor a principal Corte do país.
![]() |
Nova ministra do STF Rosa Maria Weber |
A votação do tema pela Casa foi cobrada pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS). O parlamentar lembrou que, caso o Senado decida sobre isso antes do dia 15 deste mês, o STF ainda poderá julgar, ainda este ano, sobre a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa.
Escolhida pela presidente Dilma Rousseff, Rosa Weber substituirá a ex-ministra Ellen Gracie, que se aposentou neste ano.
Em meio à sabatina, a atual ministra do TST (Tribunal Superior do Trabalho) se declarou impedida de expressar opinião sobre ações em julgamento no STF. A atitude foi criticada pelos senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Aloysio Nunes (PSDB-SP), que lamentou.
- Lamento o fato de não poder saber como o sabatinado vai encarar questões delicadas e que serão definidas pela Corte que vai integrar.
Rosa Weber justificou essa recusa com base na Lei Orgânica da Magistratura, que a impediria de adiantar posição sobre processos que terá de julgar. O único compromisso público firmado foi o de guardar a Constituição caso chegue ao Supremo.
Fonte:Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário